quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Lançamento da escola técnica.

Isso mesmo minha gente, kabum agora é escola técnica!! \o/ Mês passado rolou o lançamento e pra registrar esse momento, foi produzido um vídeo mostrando como é a escola. Ficou bem legal e acredito que dá para as pessoas sentirem a atmosfera da escola e de como aquele lugar é especial *-----*

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Memorial da Banca II

Recursos Expressivos/ Referências
Meu projeto é um ensaio fotográfico, produzido nas aulas de laboratório, que teve como referencia a fotógrafa Vivian Maier. Vivian Maier nascida em Nova York em 1926 e crescida na França, voltou definitivamente para os Estados Unidos em 1951,viveu em Nova York por um tempo e após esse período trabalhou por cerca de quarenta anos como babá em Chicago , Illinois. Tinha como hobby a fotografia e dedicava-se principalmente a registrar fotos de paisagens urbanas e de pessoas da sociedade americana de 1950 e 1960. Mesmo diante de tantas fotografias Maier não as compartilhava com ninguém. Isso porque ela era extremamente reservada e centenas de rolos de filmes continuaram sem ser revelados. As fotos ficaram ocultas por muito tempo, até que em 2007 seus pertences foram leiloados, por não ter quitado algumas dívidas e um jovem historiador de Chicago, John Maloof, que procurava por fotos antigas do bairro arrematou algumas caixas com 30.000 cópias e negativos no leilão. Depois de comprar a primeira coleção de fotografias de Maier, Maloof adquiriu mais de um outro comprador do mesmo leilão. Ele dirige a coleção que possui de 100.000 a 150.000 negativos, mais de 3.000 cópias do vintage, centenas de rolos de filme, filmes caseiros, entrevistas em fita de áudio, câmeras originais de Maier, documentos e outros itens, que representam cerca de 90 por cento do trabalho dela. Maloof logo descobriu o nome de Maier, mas foi incapaz de descobrir mais sobre ela até pouco depois de sua morte, quando ele encontrou um obituário no jornal da cidade. Maier morreu em 2009.





Processo (Dificuldades e descobertas)
Assim que a atividade foi proposta pela Dri, o primeiro passo a ser dado seria a escolha da referencia. A única coisa que sabíamos era a de que queríamos fotografar pessoas. Em um momento dentro de sala de aula, a Dri começou a falar sobre a existência de uma fotógrafa que havia sido babá em NY e que tinha um trabalho muito massa... e antes dela terminar de falar, o nosso grupo ja estava jogando no Google pra descobrir o nome da pessoa. Foi assim que chegamos na Vivian Maier. Depois de fazermos uma pesquisa, o que nos percebemos era que as fotos da Maier, principalmente os auto retratos, tinham um ar de mistério. Vimos também que ela utilizava espelhos e gostava de trabalhar com reflexo. Saímos pra fazer alguns testes:




Após o primeiro dia de teste, vimos que algumas coisas ainda precisavam de ser melhor definidas. A primeira coisa que constatamos era que as fotos estavam ficando muito posadas e a Vivian fotografava o cotidiano nas ruas de Chicago. A segunda era em relação ao espelho. Fotografar ele como um objeto de cena não estava dando certo. Vimos problemas também no figurino dos modelos. A roupa preta e o vestido ficavam boas nas fotos mas a blusa listrada não estava funcionando. Mas, algo que deu certo foi o local. A escada dava o clima que nos queríamos. No segundo dia de teste já tínhamos um objetivo mais definido. Usaríamos a escada como plano de fundo, tentaríamos não posar para foto e usaríamos o espelho como um suporte de iluminação (no caso, o  reflexo da luz que vinha da janela).




O segundo dia de fotos foi bem mais produtivo, conseguimos mais fotos que no primeiro dia. Também fotografamos na casa verde. Como havia muitos grupos nas aulas de laboratório, não saímos mais para fotografar. Fizemos uma seleção e esse foi o Ensaio Final. >>













Essa sequencia de fotos quase que aleatória. A Dri sugeriu uma sequencia e nos montamos essa, que tem uma certa organização dos lugares. As fotos a seguir são aquelas fotos que quase entraram no ensaio.





Relação do trabalho com os conteúdos da escola
O meu trabalho se relaciona com FF que foi onde eu aprendi todas as técnicas aplicadas como foco e controle de exposição e vendo o resultado final, acredito que ele se relacione também com as técnicas de comunicação visual. Essa, foi uma matéria dada nas aulas de design gráfico que de uma forma geral, trabalha com os opostos. No caso dos fotos, claro e escuro ou até mesmo leve e pesado.

Motivo da escolha
Não sei dizer bem porque escolhi esse trabalho. Percebi que eu me envolvo muito com o trabalho na questão técnica, no produto final. Eu escolhi esse trabalho porque gostei do resultado que obtivemos. Mas é só isso, não consigo me apropriar totalmente do trabalho, falar algo alem da técnica. Não sei se é por preguiça de tentar entender essa escolha ou se é porque eu ainda não encontrei algo que eu realmente goste muito de fazer.

Desdobramentos/ O que adicionou na minha trajetória na escola?
Gostei muito de fotografar pessoas, então acho que é algo que eu quero desenvolver melhor. Mas uma continuação em si desse trabalho eu ainda não sei. Além de ter trago um conhecimento técnico na área da fotografia, afinal fazer um ensaio não é fácil, eu também adquiri uma experiencia de trabalho coletivo e conhecimentos compartilhados pelo grupo.

Último Registro

Dia 27/11/13 foi a nossa última aula na eletiva de Criação Visual Gerativa que, pra mim, foi uma grande surpresa. Gostei muito de ter participado dessa eletiva. Me trouxe conhecimentos que quero aplicar no design gráfico. Aquele "jogo" que criamos ? o André sugeriu de passarmos ele para o quadro, e foi isso que fizemos. 




Fizemos também uma versão mais apresentável do projeto. Fizemos em uma folha A3 com canetinhas (verde, vermelho e azul).

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Intervenção Urbana

Segundo semestre está acabando e junto com ele, as eletivas vão dando adeus. Na nossa penúltima aula de Cartografias Políticas (13/11/13) fomos até o bairro São Gabriel para fazermos uma intervenção. Utilizamos grafite e cartazes para intervir no lugar. Os cartazes, que continham anúncios de coisas que não existem preços, como sentimentos, tinham o objetivo de transmitir de forma poética. o vazio que aquele lugar passava. Pra mim, foi muito legal fazer essa intervenção. Nunca tinha feito uma!! e valeu d+ a experiência. 








domingo, 3 de novembro de 2013

Criando imagens de forma divertida

Na última aula da eletiva CVG (Criação Visual Gerativa) a proposta foi trabalhar de uma forma mais manual. Usamos como referência os trabalhos criados pelo grupo Conditional Design (http://conditionaldesign.org/) . Essas imagens que desenvolvemos pra mim, podem ser consideradas um jogo. É divertido, você mesmo pode criar as regras, dá pra fazer com vários amigos e o resultado fica bem legal! Primeiro criamos as regras e depois em grupo colocamos em prática. A nossa regra/instruções era:
Materiais: Papel branco e 3 canetas de cores diferentes(uma pra cada pessoa)
1º Desenhe um quadrado aleatoriamente. 
2º A partir de uma das quinas do quadrado, desenhe um triângulo
3º Faça uma linha ligando as duas formas geométricas e preencha com linhas.
Daí é só repetir até preencher a folha. Para ficar mais bonito, faça apenas o primeiro quadrado de forma aleatória. Depois disso, faça-o a partir da quina dos triângulos. ^^

FEITO POR: ALICE, MARINA E TALITA

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aula Livre

Nessa quinta, na aula de FF (Fundamentos da Fotografia), a Dri nos deixou livres para fotografarmos. As lentes das máquinas foram trocadas de 25mm por 50mm. A aula serviu para experimentarmos as diferenças de uma pra outra. Senti um pouco de dificuldade com o foco usando essa lente. Ela também é fixa, então não tem zoom. Percebi que as fotos preto e branco nelas ficam melhores. Nessa aula nos tiramos mais fotos de pessoas (na maioria das vezes fotografamos paisagens) Foi bem divertido.
Capa do nosso CD kkk
pouco desfocada...
Essa foi em homenagem ao dia das bruxas kk
Essas aqui não foram fotografadas por mim. Como gostei das fotos (talvez seja porque eu estou nelas kkk) e os meninos permitiram. Resolvi postar ^^
AUTOR: WEDEERSON VICTOR
AUTOR: WEDERSON VICTOR
AUTOR: IAGO MARQUES
AUTOR: WEDERSON VICTOR



Sustentabilidade

Nesse segundo semestre, o grupo gestor do qual faço parte é o de Sustentabilidade. Uma das atividades que estamos desenvolvendo é uma campanha para incentivar os alunos a usar o banheiro de uma forma mais educada e higiênica, pois o mesmo estava ficando muito sujo. Para tentarmos mudar os hábitos do pessoal, surgiu a ideia de usar cartazes de filmes. A partir disso, escolhemos nomes de filmes que seriam legais de usar e colocamos a mão na massa. Editamos os cartazes no Photoshop Cs4. Foi bom porque alem de ser uma campanha legal, trouxe também mais conhecimentos sobre o programa. Cada pessoa ou dupla ficou com um cartaz. O meu foi Esqueceram de Mim ^^
Ps. A foto do banheiro no fundo é do próprio banheiro da Kabum!