quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Memorial da Banca II

Recursos Expressivos/ Referências
Meu projeto é um ensaio fotográfico, produzido nas aulas de laboratório, que teve como referencia a fotógrafa Vivian Maier. Vivian Maier nascida em Nova York em 1926 e crescida na França, voltou definitivamente para os Estados Unidos em 1951,viveu em Nova York por um tempo e após esse período trabalhou por cerca de quarenta anos como babá em Chicago , Illinois. Tinha como hobby a fotografia e dedicava-se principalmente a registrar fotos de paisagens urbanas e de pessoas da sociedade americana de 1950 e 1960. Mesmo diante de tantas fotografias Maier não as compartilhava com ninguém. Isso porque ela era extremamente reservada e centenas de rolos de filmes continuaram sem ser revelados. As fotos ficaram ocultas por muito tempo, até que em 2007 seus pertences foram leiloados, por não ter quitado algumas dívidas e um jovem historiador de Chicago, John Maloof, que procurava por fotos antigas do bairro arrematou algumas caixas com 30.000 cópias e negativos no leilão. Depois de comprar a primeira coleção de fotografias de Maier, Maloof adquiriu mais de um outro comprador do mesmo leilão. Ele dirige a coleção que possui de 100.000 a 150.000 negativos, mais de 3.000 cópias do vintage, centenas de rolos de filme, filmes caseiros, entrevistas em fita de áudio, câmeras originais de Maier, documentos e outros itens, que representam cerca de 90 por cento do trabalho dela. Maloof logo descobriu o nome de Maier, mas foi incapaz de descobrir mais sobre ela até pouco depois de sua morte, quando ele encontrou um obituário no jornal da cidade. Maier morreu em 2009.





Processo (Dificuldades e descobertas)
Assim que a atividade foi proposta pela Dri, o primeiro passo a ser dado seria a escolha da referencia. A única coisa que sabíamos era a de que queríamos fotografar pessoas. Em um momento dentro de sala de aula, a Dri começou a falar sobre a existência de uma fotógrafa que havia sido babá em NY e que tinha um trabalho muito massa... e antes dela terminar de falar, o nosso grupo ja estava jogando no Google pra descobrir o nome da pessoa. Foi assim que chegamos na Vivian Maier. Depois de fazermos uma pesquisa, o que nos percebemos era que as fotos da Maier, principalmente os auto retratos, tinham um ar de mistério. Vimos também que ela utilizava espelhos e gostava de trabalhar com reflexo. Saímos pra fazer alguns testes:




Após o primeiro dia de teste, vimos que algumas coisas ainda precisavam de ser melhor definidas. A primeira coisa que constatamos era que as fotos estavam ficando muito posadas e a Vivian fotografava o cotidiano nas ruas de Chicago. A segunda era em relação ao espelho. Fotografar ele como um objeto de cena não estava dando certo. Vimos problemas também no figurino dos modelos. A roupa preta e o vestido ficavam boas nas fotos mas a blusa listrada não estava funcionando. Mas, algo que deu certo foi o local. A escada dava o clima que nos queríamos. No segundo dia de teste já tínhamos um objetivo mais definido. Usaríamos a escada como plano de fundo, tentaríamos não posar para foto e usaríamos o espelho como um suporte de iluminação (no caso, o  reflexo da luz que vinha da janela).




O segundo dia de fotos foi bem mais produtivo, conseguimos mais fotos que no primeiro dia. Também fotografamos na casa verde. Como havia muitos grupos nas aulas de laboratório, não saímos mais para fotografar. Fizemos uma seleção e esse foi o Ensaio Final. >>













Essa sequencia de fotos quase que aleatória. A Dri sugeriu uma sequencia e nos montamos essa, que tem uma certa organização dos lugares. As fotos a seguir são aquelas fotos que quase entraram no ensaio.





Relação do trabalho com os conteúdos da escola
O meu trabalho se relaciona com FF que foi onde eu aprendi todas as técnicas aplicadas como foco e controle de exposição e vendo o resultado final, acredito que ele se relacione também com as técnicas de comunicação visual. Essa, foi uma matéria dada nas aulas de design gráfico que de uma forma geral, trabalha com os opostos. No caso dos fotos, claro e escuro ou até mesmo leve e pesado.

Motivo da escolha
Não sei dizer bem porque escolhi esse trabalho. Percebi que eu me envolvo muito com o trabalho na questão técnica, no produto final. Eu escolhi esse trabalho porque gostei do resultado que obtivemos. Mas é só isso, não consigo me apropriar totalmente do trabalho, falar algo alem da técnica. Não sei se é por preguiça de tentar entender essa escolha ou se é porque eu ainda não encontrei algo que eu realmente goste muito de fazer.

Desdobramentos/ O que adicionou na minha trajetória na escola?
Gostei muito de fotografar pessoas, então acho que é algo que eu quero desenvolver melhor. Mas uma continuação em si desse trabalho eu ainda não sei. Além de ter trago um conhecimento técnico na área da fotografia, afinal fazer um ensaio não é fácil, eu também adquiri uma experiencia de trabalho coletivo e conhecimentos compartilhados pelo grupo.

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