quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Criação Visual Gerativa

Uma das eletivas que eu faço na Kabum e a Criação Visual Gerativa que é ministrada pelo professor André Mintz. Nessa eletiva usamos o Processing, que é uma linguagem/ambiente de código aberto  que  possibilita programar imagens, animações e interações.Inicialmente criado para servir como um caderno de desenho de software e para ensinar os fundamentos da programação de  computadores dentro  de um  contexto  visual, processamento evoluiu para uma ferramenta de desenvolvimento para os profissionais. Hoje, há dezenas de milhares de estudantes, artistas, designers, pesquisadores e entusiastas que utilizam processamento de aprendizagem, prototipagem e produção.

Quando o assunto é programação, confesso que não tenho muitas habilidades mas, reconheço que trabalhar com o Processing é uma forma bem legal e interessante de aprender mais sobre o mundo da lógica e códigos. Nas aulas trabalhamos em duplas. A Raíssa, que é minha parceira nas aulas e tem facilidade na hora de programar, me ajuda na hora de desenvolver as atividades. Pra postar aqui no blog, tirei um print screen das janelas do Processing. 

 Nessa atividade, umas das iniciais, podíamos desenvolver qualquer coisa. Aqui usamos linhas aleatórias. Como foi print a imagem é estática mas, no Processing essas linhas vão surgindo de forma aleatória (tanto na cor como onde elas surgem). Provavelmente se deixássemos rodando, uma hora as linhas preencheriam a tela toda.
Esta aqui já foi uma atividade avaliativa. O objetivo era criar uma imagem que tivesse um padrão. Depois, a partir dessa imagem, deveríamos criar uma que apresentasse uma desordem. Nossa dupla resolveu trabalhar com triângulos. Essa primeira imagem representa o padrão. As cores desses triângulos variam em tons de verde (no Processing,elas mudam o tempo todo, dando uma ideia de movimento).
Essa segunda representa a desordem. Aqui há duas variações de cores. A dos triângulos, que continuam com os tons de verde, e o fundo (canto superior esquerdo), que varia em várias cores. Na hora do print a cor que saiu foi amarelo, mas há várias cores variando.
Janela dos códigos criados nessa avaliação. =)
VALE LEMBRAR QUE O PROCESSING É LIVRE PARA DOWNLOAD!!
SITE >> http://www.processing.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário